quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Irmãs (",)



13.08.09

“Finalmente tenho tudo tratado em relação ao Erasmus. Até já tenho o bilhete de avião! Hoje tenho a certeza {ou quase} que daqui a um mês estarei a voar.
A minha bolsa foi atribuída, mas os serviços de alojamento souberam que eu ia de Erasmus e chamaram-me.
A Doutora Margarida falou comigo, e bastou-me dizer três frases muito rápido, com algum nervosismo à mistura, que logo ela me disse; “Hum está a custar-lhe cortar o cordão umbilical… Deixar a irmandade….”.
Falamos. Ouviram-se frases trémulas e viram-se olhos húmidos. Cheguei a ter que perguntar três vezes; “ O que tenho que escrever mesmo?”.
Sempre sonhei com Coimbra. Lembro-me de ser pequena {ainda mais} e ficar a ver a serenata nas notícias.
Sempre sonhei estar no meio daquelas capas pretas.
Sentir o seu peso nos meus ombros.
De que vale ter um sonho se não fizermos de tudo para que este se torne realidade?
E sabem..? Tornou-se.
Quando cheguei a Coimbra a Doutora Margarida disse-me:” Vá para a residência de São Salvador. É uma casa pequena, mas têm um ambiente familiar óptimo. É indicada para si.”.
E lá fui para uma casinha de madeira, uma casa que tinha a janela para um sonho. O sonho de uma menina com franja que quando se sentava no sofá ficava sem sentir o chão; a cabra, o Mondego, a Sé Velha, onde se realizam as serenatas desse sonho.
O mesmo local onde senti pela primeira vez em Maio de 2006 à meia-noite o peso da minha própria capa.
As irmãs.
Aprendi. Ensinei. Ri. Chorei. Bebi. Tive ressacas :p. Vivi. Senti. Senti tudo de uma forma intensa como já é próprio de mim. As coisas só acontecem uma vez e temos que as aproveitar!
Essa mesma forma que me faz ficar sem chão tantas vezes…
Depois de 30 min. de conversa, e de muitas imagens flash, assinei o “divorcio”.
Olhei para a Doutora Margarida, e sem conseguir controlar a voz trémula e o brilho dos meus olhos húmidos, disse-lhe: “Foi você que me trouxe para aqui, e é você que me vai ‘tirar’ daqui.”.
Fiquei sem chão.
Ela sorriu e disse “Não sou eu, é você que decide.” Pediu-me dois beijinhos e continuou: “ Chore e atire-se de cabeça.”.
Nem um grão de areia senti por debaixo dos meus pés.
Chorei.
Mas como a Francisca me disse; “Não te preocupes. Espera-te uma janela para um sonho que nunca sonhaste ter.”.
Vou sozinha para um local onde não conheço nada nem ninguém. Nem a própria língua. Mas sabem…? Eu sonhei com isso. E como tal tenho que partir para dar lugar a novas “aventuras” {não é Ló?}.
Apesar de me custar chegar, doer ainda mais partir, prefiro isso do que ficar no mesmo lugar.
Dói quando acaba, mas nada substitui o privilégio de sentir.”


O quê? Uma mensagem para as irmãs vinda da bota?


Sim, directamente da bota!!!


Ali vem ela!!!

Já a estou a ver!!!

Chegou!!
Que emoção!!!

Vamos entrar na dança irmãs!!!

Vá lá, não custa nada.





















Uma música.
Um cheiro.
Um telhado.
Uma mensagem.
Uma fronha.
Um texto escrito em português.
Uma parola que é a palavra.
Um bar.
Algo para partilhar.

“O segredo é não pensar muito.”
Lembram-se?
Mas há pensamentos que são inevitáveis, e sabem… ainda bem.
Porque há pensamentos que nos fazem sorrir.
E a saudade só existe quando vale a pena.

Afecto


{Ok…hoje pode ser à vossa maneira… }

Mas se calhar a bola chega ai mais rápido :).

5 comentários:

  1. …não resisti...tive de vir ver...ver-te já hoje...adorei....e as saudades apertaram mais...mas é bom sentir isto...pk numa coisa tens razão...é tb isto k nos faz perceber ainda mais o quanto gostamos das pessoas...
    Está muito giro tudo...os teus comentários...as tuas fotos...
    Fico tão feliz por ti Nilce...tu sabes...eu sei...é uma experiencia tão importante pra ti enquanto pessoa que...te "empresto" só por una tempos à "bota"...depois quero-te de volta.... Jinhos. Adoro-te!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por me "emprestares"...talvez depois "recebas" algo melhor :)
    Adoro-te

    ResponderEliminar
  3. é com saudade que penso em coimbra, é com carinho que recordo os bons tempos que la passei. continuo a desejar voltar, vou sempre querer! *
    agradeço-te a ti por tudo, pelos momentos de pura alegria e amizade. es especial.
    as irmas sao especiais! *

    "se dentro de um mes nao gosatres de coimbra pinto o cabelo de louro! " :)

    ResponderEliminar
  4. sentir saudades é bom, pois significa que tivemos o privilegio de vive-lo.
    não agradeças, pois tu tambem tornas-te esses momentos especiais, e a amizade não é possivel com apenas uma pessoa, é alo que só existe quando é partilhado.
    se por um momento coimbra deixar de fazer sentido para ti eu pinto o cabelo de louro e faço franja :p
    afecto irmã

    ResponderEliminar